Título Acadêmico: Dra. em Psicologia Social

Instituição: Universidade Federal de Roraima. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

País: Brasil

ÁREAS DE INTERESSE

Psicanálise e psicanálise dos grupos; psicologia social; racismo, relações étnico-raciais; quilombo; ideologia; política pública; migração.

LINHAS DE PESQUISA

  • Alianças Inconscientes na constituição da subjetividade e da cultura: estudos metapsicológicos sobre os grupos. Objetivo: Investigar os processos e as formações da realidade psíquica nos grupos. Procura-se articular um triplo nível de análise: o do grupo como conjunto, o dos vínculos de grupo entre os membros que o constituem e o do sujeito singular no grupo. Desta forma, contempla-se a investigação de grupos, instituições e organizações no que se refere à produção das alianças necessárias a seu funcionamento. Coordenadora: profa. Dra. Maria Inês Assumpção Fernandes, do Instituto de Psicologia da USP.
  • Saúde, direitos humanos e políticas na interface com a Psicologia Social. Objetivo: Investigar os processos psicossociais que ocorrem em campos de grande relevância na vida social contemporânea: a saúde e a saúde mental na perspectiva intersetorial; o sistema de justiça na interface com as políticas públicas à luz dos direitos humanos; as questões de raça, gênero e classe nas políticas públicas e construção de práticas. Coordenadora: profa. Dra. Ianni Regia Scarcelli, do Instituto de Psicologia da USP.

PROJETOS DE PESQUISA

  • Ideologia e modos de subjetivação: o sujeito vincular em questão? Descrição: A partir da análise de textos escritos por autores da psicanálise dos processos grupais, notadamente de René Kaës e Maria Inês Assumpção Fernandes, buscaremos compreender como as ideologias operam subjetiva e intersubjetivamente, ou seja, temos como objetivo compreender quais são as operações, as formações e os processos subjetivos e intersubjetivos que estariam relacionados com o enraizamento da ideologia, bem como com sua sustentação, manutenção e transformações. Para atingir os objetivos propostos, no tocante ao procedimento, serão realizadas revisões bibliográficas, análise e sistematização de textos dos referidos autores, os quais fundamentam teórico-metodologicamente esta pesquisa. Como resultado, pretende-se dar visibilidade à noção de ideologia para o campo psicanalítico e contribuir com os estudos que buscam desvendar como a ideologia é subjetivada. Esta pesquisa faz parte de minhas atribuições como Pesquisadora Colaboradora no Instituto de Psicologia da USP e está sob supervisão da Profa. Dra. Maria Inês Assumpção Fernandes
  • Estratégias de Dominação e modos de subjetivação: o sujeito vincular em questão. Descrição: investigar os modos de vinculação, subjetivação e socialização que ocorrem entre os habitantes do estado de Roraima, considerando como opera psicosocialmente modalidades de dominação como o racismo, a discriminação de gênero, de classe e regional. Busca-se refletir sobre as instâncias psíquicas, políticas e ideológicas que demarcam as relações entre os sujeitos em suas interações socioculturais e, nesse sentido, compreender o modo como a população de Roraima se relaciona, se vê, é vista e fala de sua vida e de sua identidade. Coordenadora: Profa. Dra. Eliane Silvia Costa
  • Migrações, Violências e Direitos Humanos em Roraima. Descrição: Financiado pela UFRR e pelo CNPq, o projeto tem como objetivo geral analisar e compreender dinâmicas migratórias e seus efeitos econômicos, políticos, socioculturais, psicossociais e jurídicos para os habitantes (estrangeiros e nacionais) das cidades transfronteiriças de Bonfim e Pacaraima e a capital Boa Vista, no estado de Roraima. Coordenadora: Profa. Dra. Francilene dos Santos Rodrigues.
  • PROJETOS DE EXTENSÃO: Respeito à Diversidade: Defesa Pessoal e Rodas de Conversa. Descrição: Projeto voltado para o enfrentamento da dominação (sexismo, racismo, xenofobia e discriminação de classe). Destina-se especificamente a mulheres cis e população LGBTQI +, principalmente venezuelanas(os) que vivem em Boa Vista (RR) em situação de migração forçada. Envolve atividades como: rodas de conversa sobre migração, dominação e formas de resistência; aulas de Jiu-Jitsu, cujo intuito é a aprendizagem de técnicas de defesa contra agressores; atividades lúdicas com as crianças e adolescentes filhos das(dos) participantes. Objetiva fortalecer as(os) beneficiárias(os) psíquica, física e coletivamente. É realizado por profissionais voluntários das ciências humanas e sociais, por profissionais vinculados às instituições parceiras (Cáritas, UNFPA/ONU e IMDH) e por alunas de graduação e pós-graduação da UFRR. Coordenação geral: profa. Dra. Eliane Silvia Costa

Publicações (livros, artigos, capítulos de livros)

Artigos

  • COSTA, E. S. Racismo como metaenquadre. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 01, p. 146-163, 2015.
  • Schucman, L. V.; NUNES, S. S.; COSTA, E. S. A Psicologia da Universidade de São Paulo e as relações raciais: perspectivas emergentes. Psicologia USP (Impresso), v. 2015, p. 01-15, 2015.
  • COSTA, E. S.; SCARCELLI, I. R. Psicologia, política pública para população quilombola e racismo. Psicologia USP (Online), v. 00, p. 01-10, 2016.
  • Capítulos de livros publicados:
  • COSTA, E. S. Quilombos ontem e hoje. In: Maria Lúcia Silva; Márcio Farias; Maria Cristina Ocariz; Augusto Stiel Neto.  (Org.). Violência e sociedade: o racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro. 01ed.São Paulo: Escuta, 2018, v., p. 219-233.
  • COSTA, E. S. Clínica-escola: uma clínica do real. In: L. R. N.; C. E. Ramos. (Org.). Psicologia: relatos e experiências. 01ed.Boa Vista: UFRR, 2017, v. 01, p. 01-256.
  • COSTA, E. S. Um olhar sobre mecanismos ideológicos racistas a partir de constructos da psicanálise dos processos grupais. In: M. A. S. Bento; M. J. Silveira e S. G. Nogueira. (Orgs.). Identidade, branquitude e negritude - contribuições para a psicologia social no Brasil: novos ensaios, relatos de experiência e de pesquisa. 01ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014, v. 01, p. 127-140.

Organização de livro

  • FERNANDES, M. I. A.; SCARCELLI, I. R. e COSTA, E. S. (Org.). Fim de Século: Ainda Manicômios? 1. ed. São Paulo: IPUSP, 1999. v. 1. 208p.
  • Colaborou com a organização do livro: Benghozi, Pierre. (2010). "Malhagem, filiação e afiliação - psicanálise dos vínculos: casal, família, grupo, instituição e campo social". São Paulo: Vetor, 260p. ISBN 9788575854013.

Correio eletrônico: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. &  Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.,

Página web (caso possua): Endereço para acessar este currículo: http://lattes.cnpq.br/9354873273118502 ID Lattes: 9354873273118502